A Escola

A Escola de Educação Básica Dr. Miguel de Patta está situada no centro do município de Grão-Pará, à rua Nereu Ramos, 480, CEP 88890-000, Sul de Santa Catarina. Articula-se na área da educação com a Escola Pe. Heriberto Borgert (Comunidade de Aiurê), Centro de Educação Infantil, municipal, Escola Municipal Professor Gregório Wessler - Séries Iniciais e Escola Especial Pequeno Príncipe - APAE.  O município é constituído por uma população de descendentes italianos, poloneses e alemães, predominando a raça branca. Sua população é de 6.223 habitantes ( Censo 2010). A economia é baseada no comércio, indústria e agricultura. A escola ocupa uma  área de 10.000m2.

   O estabelecimento educacional tem sua origem num modesto Grupo Escolar que remonta à criação do próprio município de Grão-Pará.  Mesmo com as diversas modificações sofridas, em decorrência de diversas alterações na legislação do ensino estadual, tem preservado o nome que lhe foi dado originalmente, Grupo Escolar Dr. Miguel de Patta. O decreto Lei nº 10452 de 17/02/1971 eleva o estabelecimento à condição de Escola Básica Dr. Miguel de Patta, absorvendo o Grupo Escolar e o Ginásio Marques de Abrantes. Em maio de 1978 o estabelecimento foi transformado em Colégio Estadual Dr. Miguel de Patta passando a funcionar com os cursos: Habilitação Básica em Agropecuária/1978 e Magistério das Séries Iniciais, ambos de 2º grau.
   A partir de 1999 passou a ser chamada Escola de Educação Básica Dr. Miguel de Patta.
   A denominação do estabelecimento, deste grupo escolar, obedeceu a critérios usados pelos governos desde então, que através de suas lideranças políticas locais, homenageavam pessoas ilustres do município ou da região. O Dr. Miguel de Patta foi um médico do município de Orleans que atendia toda a região de Grão-Pará que pertencia a Orleans.

              A Unidade escolar oferece aos seus alunos serviços educacionais com base nos princípios emanados da Constituição Federal e Estadual, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, Lei Complementar 170/98 e demais disposições legais.
              Esta Unidade Escolar  oferece  os seguintes  níveis de ensino:
 Ensino Fundamental 09 anos;
      Ensino Médio.
Atende 730 alunos, distribuídos nos três turnos, provenientes  de famílias de classe média, baixa com um percentual de 5% de analfabetismo, 90% adeptos  da religião católica e 10% professam outros credos.  40%  dos alunos são da zona urbana do município, cuja economia é baseada no comércio e indústria de molduras e ataúdes e 60% dos  alunos da zona rural filhos de produtores rurais e que fazem uso do transporte escolar para  acesso à escola. Muitos dos alunos que abandonam a escola antes da idade prevista em lei, e por necessidade de auxiliar os pais nos serviços rurais, trabalhos domésticos, pequenos trabalhos, contribuindo com a renda familiar  aumentando assim, os índices de evasão e repetência escolar.
A escola assume uma postura inovadora visando atuar com qualidade, buscando oportunizar ao educando a apropriação do conhecimento universal enquanto atitude capaz de levá-lo a compreender-se como ser histórico-cultural numa dimensão sócio interacionista.
 
Ações da escola

      A escola no seu dia-a-dia desenvolve ações que contribuem com o processo ensino e aprendizagem como:
    ·        Varal literário
    ·         Hora da leitura
    ·         Feiras: ciência – arte
    ·         Teatro
    ·         Viagem de estudo
    ·         Simulados
    ·         Palestras informativas ( drogas, sexualidade, higiene)
    ·         Gincana cultural
    ·         Maquetes
    ·         Aulas práticas e expositivas.
    ·         Projetos
    ·         Soletrando
     
            Além dos projetos, o grupo de profissionais da escola  elaboraram projetos  abordando os temas sugeridos pela 36ª GERED: eu e meu espaço; a vida e  o meio; relações, direitos, deveres e atitudes que são desenvolvidos bimestralmente, visando cumprir com a meta é: Humanização do processo ensino aprendizagem para o desenvolvimento global do ser.